terça-feira, 14 de abril de 2015

Orquídeas

 Círculo Orquidófilo ensina técnicas de cultivo da planta

Manoel Riyis tira dúvidas dos participantes (foto: Jessé Miantti)
 “Técnicas simples e eficazes para o cultivo de diferentes espécies de orquídeas em variados espaços”, foi esse o tema da oficina promovida pelos associados do Círculo Orquidófilo Sorocabano, em parceria com o Serviço Social do Comércio (SESC).  O evento que ocorreu no último sábado (11), reuniu cerca de 20 pessoas na unidade do SESC em Sorocaba.
  
  Antes do início da oficina, os participantes conheceram o orquidário da unidade que reúne diversas espécies da planta. No local, puderam tirar dúvidas sobre os cuidados com as orquídeas. Após a visita, os participantes receberam algumas orientações sobre o cultivo das espécies e então cada visitante foi presenteado com uma muda da planta para poder aplicar na prática os ensinamentos recebidos durante o encontro. 
Orquidário do SESC (foto: J.M.)
  Segundo o aposentado Luiz Alberto Aparecido Vicenti, 71 anos, a oficina é uma oportunidade para aperfeiçoar o cultivo das plantas que ele tem em casa. “Isso é muito importante porque a gente que conhece um pouco passa a conhecer muito mais”, conta o aposentado .

  “Achei muito importante, pois a gente passa a conhecer melhor a planta, como cuidar dela, e assim a gente consegue cultivar de uma forma correta”, explica  Maria José Prezotto, 67 anos, que acabou descobrindo na oficina  que estava cultivando orquídeas em casa de forma errada.


Espécie Cattleya labiata (foto: J.M.)
   Para o presidente do Círculo Orquidófilo Sorocabano, Manoel Riyis, que ministrou a oficina, alguns cuidados precisam ser tomados no momento da rega. “Se o substrato no qual a planta está contida estiver úmido, não há necessidade de regar novamente. Se a planta estiver fora de casa, em um terraço, por exemplo, precisa ter um cuidado um pouco maior com a rega, pois geralmente a planta fica pendurada e a água escorre com mais facilidade. O vaso pode até ter um prato para armazenar água após a rega, mas depois de uns 10 minutos tire a água do pratinho e recoloque o pratinho seco, aí você consegue manter a planta sem apodrecer a raiz”, afirma Riyis.

  A luminosidade é outro fator fundamental para o desenvolvimento da orquídea. “Sol direto na planta só até às 10h, ou então na parte da tarde depois das 16h (No horário de verão é melhor expor ao sol depois das 17h30). Se houver tela de sombreamento, aí você pode deixar a planta à vontade, porque a tela controla a luminosidade”, finaliza Manoel Riyis.

  As reuniões mensais do Círculo Orquidófilo Sorocabano são abertas a qualquer pessoa interessada, seja para aprender algumas técnicas de cultivo como para apreciar as orquídeas em exposição. Elas ocorrem no terceiro domingo de cada mês, das 9h ao meio-dia, no Jardim Botânico.

Endereço: Rua Miguel Montoro Lozano, 340 – Jardim Dois Corações, Sorocaba/SP.

Veja ainda:

+ Festival de Orquídeas leva cores e fragrâncias diferentes a Osasco

+ Pesquisador da UFSC encontra menor flor de orquídea já registrada no mundo

Nenhum comentário:

Postar um comentário