domingo, 5 de abril de 2015

Aprendizado

Oficina em Sorocaba explica como confeccionar uma horta vertical

A oficina despertou interesse nos visitantes do parque (foto: Jessé Miantti)

Os visitantes do Parque Natural “Chico Mendes” puderam participar no último sábado (4), de uma oficina sobre Horta Vertical que foi promovida pela Secretaria do Meio Ambiente (SEMA). Na oportunidade, foi ensinado gratuitamente como cultivar hortaliças e condimentos utilizando materiais simples. A atividade que foi desenvolvida integra o Ciclo de Oficinas “O Chico Ensina” e tem como objetivo realizar práticas para a melhoria da qualidade de vida, além de restabelecer o contato das pessoas com a natureza.

No modelo de horta vertical que foi desenvolvido no parque, os vasos foram feitos de garrafas-PET, reutilizando um material que se fosse jogado no meio ambiente demoraria cerca de 400 anos para se degradar.
 Participantes aprenderam na prática como cultivar plantas
alimentícias de maneira prática, fácil e barata (foto: J.M.)

Segundo Rafaella Penitente Pereira, 23 anos, que é estudante de engenharia ambiental e estagiária da SEMA, alguns cuidados devem ser tomados para manter a horta saudável. “É importante regar diariamente sem encharcar a planta, senão ela pode morrer. Além disso, a horta precisa receber pelo menos 3 horas de sol diariamente”, explica Rafaela, que também nos apresenta alguns tipos de plantas que podem ser cultivadas. “Na horta vertical podem ser plantadas hortaliças como alface, hortelã, salsa e manjericão, além de ervas e flores que tenham pouca raiz, pois são plantas que não crescem muito e se adaptam muito bem a garrafa PET”, finaliza a estagiária, que também ministrou a oficina no parque.
Lourdes Rizzo (foto: J.M.)
Quem participou da atividade prática gostou da experiência. “Eu achei a oficina maravilhosa. Eu fiz questão de fazer para poder passar para o meu irmão, cunhada e também para uma amiga minha. Seria maravilhoso se todo mundo tomasse consciência e fizesse uma horta dessas, livre de agrotóxicos em casa”, afirma a aposentada Maria de Lourdes Rizzo, 67 anos.
Patrícia Modenese (foto: J.M.)

“Deu para aprender bastante coisa. Eu já conhecia esse tipo de horta vertical, mas nunca tinha visto ninguém fazendo. É melhor aprender  na prática porque dá mais disposição para fazer em casa depois”, diz Patrícia Modenese, 45 anos, que vai aplicar o modelo de horta em sua casa.

Mesmo que você não tenha uma área livre grande, é possível desenvolver essa ideia em um pequeno espaço de sua casa. Aprenda a fazer assistindo o vídeo abaixo:  





Nenhum comentário:

Postar um comentário