domingo, 10 de maio de 2015

Atividades e lazer

Parque Chico Mendes oferece várias atividades em Sorocaba

Horta Urbana do Parque Chico Mendes


O Parque Natural Chico Mendes em Sorocaba possui uma imensa área verde que possibilita passeios por belas paisagens e oferece diversas atividades e oficinas voltadas à preservação do meio ambiente. Neste sábado (9) aconteceu o II Encontro Sorocabano de Trocas de Sementes: Sabores e Saberes, a Feira de Transição Agroecológica e Orgânicos de Sorocaba e também uma Vivência em Horta Urbana, eventos em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente e a UFSCar.
José Carmelo em Encontro de Trocas de Sementes
O objetivo do Encontro de trocas de Sementes é estimular as pessoas a cuidar de plantas para a valorização da segurança da genética. Segundo o Técnico Ambiental José Carmelo de Freitas a ideia surgiu em uma rede social: “Começou com uma ideia que veio a nível nacional em um grupo do facebook que se chama Plante sementes, colha amizades. No ano passado diversas cidades do Brasil queriam fazer encontro de trocas de sementes regionais”, afirma.

Para participar é muito simples: basta trazer sua semente e escolher outra que esteja disponível no parque e fazer a troca. O mesmo pode ser feito com mudas. Caso o visitante não tenha semente, o parque faz uma doação, porém estão priorizando a troca.
Este II Encontro de Trocas deu enfoque a sementes agrícolas, chamadas de crioulas por conta da Feira de Orgânicos que acontece todos os sábados para os interessados em horliças, legumes e frutas livres de agrotóxicos.

Vivência em Horta Urbana
Glaziane Gambary aprendendo técnicas de manejo
O Parque também possui uma horta de ervas (temperos) e outra de hortaliças. José Carmelo explica que a horta urbana pode ser feita a partir de pequenos blocos de concreto que separam as mudas. Assim, só haverá uma competição pela a luz do sol, mas as raízes não vão concorrer por espaço já que o tijolo está delimitando o lugar que cada planta está inserida.
Glaziane Gambary, estudante de Gestão Ambiental conta que gostou mais da parte de hortaliças porque pretende ter horta em casa e está frequentando encontros para aprender como funciona as técnicas de manejo. “Eu não sabia desta parte do bloco. Achei bem interessante, porque facilita por conta do espaço”, disse ela.

Para a parte de ervas, a dica é que seja feita um plantio em formato espiral: As plantas maiores e que necessitam de mais luz são colocadas no meio. As plantas menores e que necessitam mais de água são colocadas em volta. Desta forma, rega apenas o “centro” da horta (para que a água chegue na raiz das plantas menores).

Nenhum comentário:

Postar um comentário