domingo, 22 de março de 2015

Falta d'água

Dia Mundial da Água: população precisa se conscientizar

Mesmo com o aumento no nível dos reservatórios, a economia de água deve continuar.

Foto: Agência Brasil
  A crise hídrica que afeta muitas cidades do Sudeste brasileiro, trouxe muitos transtornos para população que estava acostumada a ter livre acesso à água. Afinal, era difícil ver torneiras secas aqui por essas bandas. Com o avanço da estiagem, muitos moradores se conscientizaram, e passaram a adotar um uso mais consciente desse líquido precioso.
   É importante que todos nós - independente da nossa cidade estar ou não sendo afetada pela falta d’água – venhamos adotar algumas medidas em nosso dia a dia para reduzir o nosso consumo de água.
   Na cidade de Itu, onde as torneiras permaneceram secas por 10 meses, boa parte da população passou a fazer uso da água de forma mais racional. É o caso do aposentado Dionísio Ambrosio dos Santos, 67 anos, que agora limpa a calçada de uma forma diferente. “A gente não usa mais a mangueira para lavar o quintal ou a calçada. Agora eu limpo tudo com uma vassoura e um baldinho com água para tirar a sujeira”, explica.
   Para evitar o desperdício, a dona de casa Clarice dos Anjos Teixeira, 48 anos, tornou-se uma verdadeira fiscal, para impedir os exageros no consumo de água em sua residência. “Fico de olho no relógio para evitar que o povo aqui de casa fique muito tempo no chuveiro. Não dá para abusar”, comenta Clarice, que no ano passado teve que tomar por vários dias, banho com o auxílio de uma caneca, devido à falta d’água.
   Neste domingo (22), no qual  é comemorado o Dia Mundial da água. É interessante que todos nós façamos uma análise, para saber se de fato estamos fazendo o uso racional desse recurso. Se você ainda não tem feito sua parte, clique aqui para assistir a um vídeo que traz algumas dicas para economizar água. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário