domingo, 29 de março de 2015

Silvicultura


Conheça a ciência que visa o plantio e manutenção de florestas nativas e plantadas 

Aula prática no laboratório de biotecnologia
Foto: arquivo pessoal



A Silvicultura está diretamente relacionada com a botânica e a genética das plantas e o profissional formado nesta área, pode atuar em viveiros para a produção de mudas em laboratórios para melhoramento genético e em campo, no preparo do solo para o plantio de florestas comerciais, monitoramento de florestas nativas e as comerciais e na colheita florestal. Além de poder trabalhar nas áreas de conservação de espécies em parques ecológicos, ONGs, e unidades de conservação em geral.

De acordo com Mágda Santos, que está no último ano do curso de Silvicultura, o curso conta com disciplinas como ciência do solo e manejo de bacias hidrográficas que são importantes para estruturar ainda mais os recursos naturais que mais precisam da atenção: o solo e a água. 

“Por de trás das tomadas de decisão de um silvicultor está o manejo ambiental, ou seja, o planejamento é desenvolvido de forma que os impactos ambientais sejam os mínimos possíveis”, afirma.
Mágda Santos fazendo uma coleta de solos na Flona
Foto:arquivo pessoal


Atualmente a estudante participa de um projeto executado por uma equipe de monitoramento ambiental na cidade de Capão Bonito, que é uma unidade de conservação. Dentro dessa floresta a Silvicultura está atuando no manejo de florestas plantadas e nativas dentro da unidade com o objetivo da conservação do primata Mico-Leão- Preto.

O aluno em Silvicultura tem contato com os laboratórios de sementes, bioquímica, microscopia, botânica e biotecnologia e ainda aulas práticas em viveiros. Existem também, estágios em campo, onde vivenciam práticas de inventário florestal, procedimento usado para obter dados quantitativos e qualitativos de campo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário